Uma história de inovação, coragem e determinação

BLOG

Ao completar 25 anos de existência, a Boa Vista Planejados destaca-se como uma das principais empresas do norte do Rio Grande do Sul, produzindo móveis sob medida 100% editáveis para todo o Brasil.

“Contar a nossa história é contar sobre superação aliada a inovação e muita determinação.”

E tudo começa

A história começa, em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, ainda nos anos 90, quando três ex-funcionários de uma cooperativa necessitaram reinventar suas vidas para conseguirem sustentar suas famílias, em meio a um cenário assustador de desemprego. O futuro era incerto, mas com muita coragem, José Euclides Lorenz, Luis Carlos Dapper e Tarcísio Luiz Liell mudaram não só os seus destinos, como também do recém-criado município de Nova Boa Vista. Assim nascia a Fábrica de Móveis Boa Vista Ltda.

José Euclides Lorenz, Luis Carlos Dapper e Tarcísio Luiz Liell

A pequena cidade de Nova Boa Vista tinha uma tradição: produção de móveis. Foi então que os três ex-colegas resolveram juntar suas rescisões e constituir uma empresa para também fabricar móveis para vender.

“Se alguém faz móveis, por que nós não poderíamos fazer? ” pensou Tarcísio.

“A ideia de abrir um ‘negócio próprio’ já foi um susto”, conta Luis Dapper, e o desafio se tornava ainda maior pois nenhum deles tinha conhecimento sobre móveis.

O marco do primeiro móvel: uma cômoda

Era seis de fevereiro de 1995, quando os novos empreendedores constituíram a Móveis Boa Vista. Sem conhecimento nem habilidade para operar as pequenas máquinas que adquiriram, os três sócios começaram a fabricar brinquedos em artesanato em madeira. Vendo que este não era o objetivo, os empresários basearam-se em um produto existente no mercado como referência, fizeram algumas adaptações, e com madeira, duas chapas de MDF, e poucas ferramentas, fabricaram o primeiro modelo, num processo que levou muito tempo de aprendizagem, paciência e dedicação, mas que deu fruto ao primeiro produto da Boa Vista, hoje marco na história da empresa.

Novos desafios, novos aprendizados

O objetivo aos poucos foi sendo alcançado. Os primeiros móveis ganharam mercado e a Móveis Boa Vista começava a ter uma cartela variada de produtos e se destacar pela qualidade que oferecia. Porém, a realidade comercial do mercado também começa a mudar, as lojas familiares que dominavam o setor começam a perder espaço para as grandes redes de magazines, que se espalham pelo país. Um novo desafio bate à porta dos empreendedores.

Oportunidades para a indústria de móveis por trás dos desafios: o modulado

Neste novo cenário turbulento, os sócios veem como oportunidade a fabricação de móveis modulados, e assim, a Boa Vista inicia um ciclo importante no processo fabril, oferecendo aos clientes a possibilidade de edição, adaptando sua linha de módulos às necessidades de medida do cliente. Esse diferencial produtivo fez a Boa Vista crescer em todo Brasil.

Em 2005, o “próprio negócio” que surgiu da necessidade para manter a sobrevivência de três famílias, tornava-se uma sólida empresa que empregava cada vez mais pessoas.

Um processo de melhoria continuo para satisfazer os clientes

Através da observação e experiência, o Diretor Comercial Tarcísio sabia que o setor moveleiro precisa constantemente ser alimentado com novidades.

Atender pedidos especiais de clientes produzindo móveis em medidas personalizadas dentro de uma indústria constituída para produção em série, era um desafio, porém fator determinante para um salto ainda maior, automatizar completamente os processos de fabricação da Boa Vista para melhorar a qualidade do produto, prazo de entrega e fundamentalmente a ampliação da fabricação de móveis sob medida.

A Boa Vista reestruturou completamente seu parque fabril de 7 mil m² com máquinas de tecnologia alemãs de alta precisão conectadas a um sistema de automação que integra todo processo de produção com o software de projeto e permite a fabricação de móveis em medidas especiais e totalmente personalizados conforme projeto desenvolvido para o cliente.

Móveis 100% editável

A partir da nova estrutura fabril, a linha de móveis que já era flexível em medidas ficou 100% editável, de forma prática, rápida e com um grande diferencial, a redução no valor com a redução da medida do móvel, pois o sistema de produção integrado planeja e otimiza o plano de corte sem perda de matéria-prima. Assim a Boa Vista se tornava a pioneira no mercado com esse diferencial de produção, um marco tecnológico que revolucionou a forma de fazer móveis da empresa.

Hoje o cliente tem a liberdade de criar o seu móvel na medida que precisa e deseja com detalhes especiais e exclusivos no seu projeto.

A Boa Vista comemora 25 anos de existência, levando para todo o Brasil sua marca de inovação e exclusividade, impactando a vida de milhares de pessoas, com móveis de qualidade que transformam o dia a dia dos seus consumidores. Transformar vidas é o que a empresa sempre fez, desde o seu surgimento no ano de 1995.

A Boa Vista está presente em, aproximadamente, 180 lojistas revendedores por todas as regiões do Brasil.

“Boa Vista na medida dos seus sonhos”

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você também pode gostar

Veja mais
Arquitetura & Decoração

Frentes Provençais

Marcada pelo romantismo e elegância, a linha de frentes provençais da Boa Vista tem inspiração no estilo originado na Provença, no sul da França, e

LEIA +
Arquitetura & Decoração

Coleção Finesse

Prepare-se para uma experiência de design exclusiva, onde cada toque, cada detalhe, é uma oportunidade para a criatividade brilhar.  Com atenção aos detalhes, cada peça

LEIA +

Acesso municipal 9195 – BR 386, 760
Bairro Rural - Nova Boa Vista - RS
CEP 99580-000

(54) 3514-1150
Seg a Sex
7h30 às 11h45 I 13h00 às 17h30

LINKS

Sobre

Lojas

Seja um Lojista

Catálogo

Revista Virtual

Cores

Blog

Contato

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.